Instruções do Exame

ÍNDICE TIROXINA LIVRE

Instruções para paciente

INTERPRETAÇÃO
A dosagem do IT4 livre deve ser realizada quando os níveis de hormônios tireoidianos totais estão alterados como: T3, T3L, T4, T4L e TSH, porém sem repercussão funcional (anormalidade das proteínas transportadoras, terapêutica com estrógenos, anticonceptivos e gravidez). O índice de tirosina livre pode ser calculado como o produto da captação de T3 por resina e T4 total. Usualmente é proporcional ao T4 livre. Apresenta estimativa satisfatória da concentração de T4 livre nas gestantes e em uma variedade de outras situações em que a concentrações de TBG encontra-se alterada.
Recentemente, os ensaios de TSH, T4 livre e T3 livre mostram-se mais reprodutíveis, tornando o uso do ITL menos relevante.

DOENÇAS RELACIONADAS
Hipotireoidismo, Hipertireodismo

INSTRUÇÕES DE COLETA
Tubo seco:
Realizar coleta utilizando tubo seco. Após retração completa do coágulo, centrifugar a amostra, separar o soro e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.
Tubo com gel separador:
Homogeneizar imediatamente após a coleta e manter o tubo em repouso verticalmente para a completa retração do coágulo em temperatura ambiente, para evitar hemólise. Após este período, centrifugar a amostra para obtenção do soro (sobrenadante) e acondicionar corretamente conforme estabelecido para o exame.

INSTRUÇÕES DE DISTRIBUIÇÃO
Transportar refrigerado (2°C a 8°C).


INSTRUÇÕES DE ESTABILIDADE
A amostra é estável por até 6 dias refrigerada entre 2°C e 8°C ou por até 3 meses congelada.


INSTRUÇÕES DE REJEIÇÃO
Amostras recebidas diferente das condições solicitadas em guia e amostras com hemólise grau I.